Semana de Mobilização pela Saúde das Mulheres é realizada pelo SUS

No próximo dia 28/05, o SUS vai dar início a Semana de Mobilização pela Saúde das Mulheres, que acontece todos os anos. Este ano, o tema é a Redução da Mortalidade Materna, segundo a portaria publicada no Diário Oficial da União, no último dia 30.

A ideia da semana é promover ações que atentem a saúde da mulher e repercutir informações de cunho preventivo para a sociedade. Para tal, serão destinados 14 milhões aos municípios pelo Ministério da saúde. A verba será destinada a investimentos na área de saúde sexual e reprodutiva da mulher.

A portaria publicada no Diário Oficial da União prevê algumas metas. Entre elas, se encontra a redução de 17,5% para 15% da gravidez sem planejamento no período da adolescência. O documento também propõe que se aumente em 20% a oferta de DIU (pequeno objeto contraceptivo que visa evitar a gravidez não planejada). A novidade do documento é a inclusão de mulheres idosas no planejamento.

O dia 28 de maio, onde começa oficialmente a semana, é, também, o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional da Redução da Mortalidade Materna. A morte materna é quando a mulher vai a óbito durante o período de gestação ou até 42 dias após a gravidez por motivos relacionados a gestação – excluindo causas acidentais.

No mesmo dia do ano passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um documento que comprova que os principais motivos da mortalidade materna no Brasil era a hipertensão e a hemorragia. E tais problemas são causados, em parte, pela péssima qualidade do Sistema Público de Saúde (SUS).

A coordenação das ações tomadas na semana será feita pelo Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais.

André HP é jornalista e escreve sobre saúde no blog Homem Verde 

Deixe Sua Opinião - Comente Abaixo :
%d bloggers like this: