Currículo: três maneiras para conquistar pontos extras e turbinar sua carta de apresentação

O seu currículo é a porta de entrada para um novo emprego, já que ele é o primeiro contato que as empresas têm com você. Por isso, ele não deve ser encarado como um simples documento: afinal, o seu currículo é como se você a sua propaganda na televisão. Ele é o instrumento que deve vender a sua marca pessoa para que você consiga o emprego dos sonhos.

Quer conseguir pontos extras no seu currículo? Confira as dicas abaixo:

  • Destaque as suas realizações pessoais

As empresas nas quais você já trabalhou são muito importantes, porém, para turbinar o seu currículo uma boa ideia é dar mais destaque aos cases de sucesso que você construiu nessas organizações.

Liste os projetos em que você atuou e foi bem-sucedido, clientes com os quais você trabalhou e foi elogiado, sistemas que você tenha implantado e até mesmo sugestões acatadas pela empresa que ajudaram a construir um ambiente profissional melhor.

Esses destaques ajudam os recrutadores a terem uma ideia melhor do tipo de profissional que você é!

  • Insira cursos de extensão realizados

Nem sempre a graduação é suficiente para conseguir o emprego dos sonhos. Por isso, é importante que você ressalte cursos de extensão que já realizou, lembrando que aqui cabe uma infinidade de opções: cursos de digitação, internet, Excel, comunicação, liderança. Vale qualquer coisa para potencializar o seu currículo!

Dica: se você nunca realizou cursos de extensão, existem sites gratuitos e a preços acessíveis que oferecem grades focadas no aprimoramento profissional. Basta escolher o mais adequado para as suas necessidades!

  • Adapte o seu currículo

Muitos profissionais acreditam que o ideal é montar apenas um documento único que será enviado para todas as vagas de emprego. Mas nem sempre isso é correto! O ideal é que você avalie cada vaga para a qual se candidatou e adapte o seu currículo de acordo com o que é esperado pela empresa.

Considere as habilidades necessárias para que você consiga uma vaga específica e escolha projetos de sucesso que ressaltem essas qualidades. Assim, os recrutadores terão mais facilidade em associar o seu perfil com aquele esperado pela organização.

Agora que você já conferiu algumas dicas para potencializar o seu currículo, está na hora de pensar na carta de apresentação! Essa carta apresenta, resumidamente, todas as suas qualificações e competências e por quê você deveria ser escolhido para uma determinada vaga.

Sua carta de apresentação pode ser enviada pelo corpo do e-mail no qual o seu currículo está em anexo. Ela deve ser personalizada e destacar as suas maiores habilidades como profissional. Escreva um texto que mostre que você tem interesse não apenas na vaga, mas também na empresa e sua cultura.

Caso você tenha indicações de gestores anteriores, uma boa ideia é mencioná-las na sua carta e, se possível, colocar um telefone de contato para que a empresa possa confirmar as informações. Mesmo que você não tenha recebido uma carta de recomendação ao deixar uma empresa, vale entrar em contato com o gestor para solicitar uma!

Por fim, fale sobre como você pode contribuir para o crescimento da empresa. Uma boa carta de apresentação pode representar a diferença entre conseguir ou não o emprego, já que ela é uma extensão do seu currículo e funciona como uma ferramenta para convencer os recrutadores de que você deveria ser contratado.

Agora que você já tem tudo o que precisa para desenvolver o material que vai te ajudar a conquistar a vaga desejada, não se esqueça de deixar um comentário no espaço abaixo e compartilhar o conteúdo nadas redes sociais!

Deixe Sua Opinião - Comente Abaixo :
%d bloggers like this: