Catanduva Registra Primeira Morte Por Influenza B no Ano

Catanduva registrou a primeira morte por influenza B no ano. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde. Esse é o segundo óbito pelo vírus da gripe em moradores da cidade. O primeiro foi pela influenza A H1N1. Outros três pacientes da região internados em Catanduva, também tiveram como causa da morte a gripe conforme balanço anteriormente divulgado.

fote:oregional.com.br

 

Além dos óbitos por gripe, a Secretaria Municipal de Saúde aponta que do começo do ano até agora Catanduva registrou dois casos positivos de influenza A H1N1, outras 15 conformações foram de influenza A H3/Sazonal e três de influenza B.

Os vírus influenza A e B são semelhantes e podem ocasionar epidemias sazonais, conforme aponta o Ministério da Saúde. A influenza A pode ser responsável por grandes pandemias. Diferente do primeiro que pode infectar animais, a influenza B infecta apenas seres humanos.

 

A transmissão da influenza pode ocorrer pelas vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar ou tossir. Também pode ser registrado por mãos após contato com superfícies que possam estar contaminadas com secreções respiratórias de um indivíduo infectado. O período de incubação, seja da influenza A ou B, é de um a quatro dias.

 

Os sintomas da influenza B são os mesmos que os da A. O principal deles é a febre que tem início súbito, que pode ocorrer em um período de 24 a 36 horas depois que o vírus entra em contato com o sistema imunológico.

 

Outros sintomas também podem ser vistos, entre eles tosse, mal-estar, dor de cabeça e muscular. Em casos graves, a gripe B pode levar a inflamação do miocárdio, o que pode resultar em morte súbita inflações do cérebro e encefalites.

 

Pessoas de todas as idades corre o risco de infecção do vírus influenza, mas alguns estão mais propensos a desenvolverem complicações graves, principalmente aqueles com condições e fatores de risco, entre eles estão as gestantes, os adultos com idade maior que sessenta anos, crianças com idade menor que dois anos e indivíduos que apresentem doença respiratória crônica e obesidade.

 

Vacina está  disponível para todos

A melhor forma de prevenir a gripe é com a vacina, que está desde o dia 26 de junho, disponível para toda a população em Catanduva. As doses são aplicadas em todas as Unidades de Saúde com sala de vacinação. Até então, a imunização era direcionada apenas ao grupo prioritário. A decisão de ampliar as doses foi tomada pelo fato de Catanduva não atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

 

O último balanço mostra que 28.460 pessoas foram vacinadas contra a gripe em Catanduva. Para chegar as pessoas que fazem parte do público-alvo, as equipes apontam que realizam busca ativa nos bairros. A ideia da Secretaria de Saúde é atender os moradores enquanto durar o estoque da vacina na cidade. A vacina protege a população contra três sorotipos do vírus da gripe, que foram determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). São eles: H1N1, H3N2 e influenza B.

 

Fonte: oregional.com.br

 

Veja Aqui Mais Notícias

 

 

Deixe Sua Opinião - Comente Abaixo :

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: